Quer descobrir agora mesmo os quatro problemas aéreos mais comuns e como resolvê-los de uma vez por todas?
Então, separamos esse post incrível e completo com tudo o que você precisa saber sobre cada um dos temas.
Boa leitura!
Caso você não saiba, o overbooking é um termo em inglês que vem ganhando destaque no cenário brasileiro, já que não existe exatamente uma tradução exata.
Neste cenário, o problema se refere a algo comum, mas que passa imperceptível a muitos viajantes: a venda excessiva de passagens.
De maneira simples, as empresas aéreas acabam vendendo um número maior de passagens, com a premissa de que sempre existem desistentes da viagem.
Ou seja, se o avião tem espaço para cem pessoas, a empresa faz a venda de 110 passagens.
Um dos problemas aéreos mais comuns em relação a isso é que você deveria saber dessa questão, já que vem escrito naquele “aceito os termos e condições”, que quase ninguém lê.
Isso significa que, caso não aconteça desistências, a empresa terá de retirar pessoas daquele voo e passar para outros, ou seja, fazer um remanejamento.
Importante: as empresas podem fazer isso de maneira consciente ou não, já que panes de sistema podem fazer com que um mesmo bilhete seja vendido para duas pessoas diferentes, como quem compra pessoalmente e pela internet.
E o que acontece?
Bom, quando o overbooking acontece, o mais comum é que a empresa procure passageiros dispostos a desistir daquela viagem e seguir em um próximo voo, geralmente recompensando de alguma maneira.
Entretanto, caso isso não aconteça, a empresa pode sortear passageiros que serão retirados daquela aeronave.
Nesse caso, você tem direito a recolocação gratuita em outro voo e ainda pode existir outros tipos de ações.
Inclusive, existem processos por danos morais resultantes desse problema.
A bagagem extraviada é um medo comum em quem vai fazer qualquer tipo de viagem, principalmente se forem voos internacionais.
Sendo um dos problemas aéreos mais comuns, surge a dúvida do porque isso acontece.
Em geral, isso acontece por voos com muitas escalas ou conexões com diferentes companhias, check-in muito próximo ao embarque, etiquetas antigas coladas e má identificação na bagagem.
Neste cenário, é preciso pensar que você deve ter tudo planejado, fazer uma lista dos itens que estão na mala e evitar deixar aparelhos eletrônicos para serem despachados.
Porém, se isso acontecer ainda assim, comunique a empresa o mais rápido possível para seguir as orientações, como preenchimento de relatórios.
Geralmente, há um prazo que a empresa deve cumprir para entrega, em torno de 72 horas, após isso, é possível solicitar a compensação financeira. Em alguns casos, até antes disso.
Quando a bagagem não é encontrada, você pode recorrer a uma indenização de acordo com o peso.
Vale dizer que, outras indenizações podem ser solicitadas, seja a mala entregue a você ou não, principalmente no caso de danos materiais.
Existe o furto de bagagens?
Ainda que seja difícil de admitir, um dos problemas aéreos mais comuns é o furto de malas, algo que poucas pessoas pensam ao começar uma viagem.
Geralmente, isso acontece no instante de pegar a bagagem na esteira do aeroporto. Algo que também pode acontecer por engano.
Justamente por isso, é indicado marcar bem a sua mala, para que seja fácil identificar e diferenciar a mesma dentre as outras.
Uma dica é colocar algum adesivo, colar algum tipo de tecido ou textura, fotos e outras.
Se você já passou por uma situação na qual o seu voo acabou atrasando, sabe que esse é um dos problemas aéreos mais comuns e que pode dar muita dor de cabeça.
De maneira geral, o voo pode atrasar alguns minutos, devido a qualquer tipo de problema como passageiros que não chegam, abastecimento ou outras manutenções.
Entretanto, o mais comum são atrasos decorrentes do clima, como ventos fortes e tempestades, algo incontrolável para a empresa, entre outras questões.
Porém, se o seu avião atrasar por mais de quatro horas, você tem direito a acomodação e transdato, gratuitos.
Se for superior a esse período, você também tem direito a compensações, para conseguir se alimentar.
Também existem indenizações por voos atrasados, principalmente se você perdeu alguma situação importante, como reunião de negócios ou uma festa, que era o objetivo da sua viagem.
Lembre-se de guardar o máximo de comprovantes possível sobre o voo, despesas, vouchers e outros. Inclusive aqueles dados pela empresa em caso de atraso.
Todos esses comprovantes vão servir como base para indenizações ou para que você receba a sua compensação mais rapidamente.
Na maior parte dos casos de processos indenizatórios por voo atrasado funcionam através de acordos com o cliente, no caso você, e a companhia aérea, para evitar ações.
Para finalizar essa lista, um dos problemas aéreos mais comuns são as taxas, cobranças que você não sabe de onde veio e alteração de valor, principalmente na relação guichê x internet.
Pensando nisso, é extremamente importante sempre pedir sobre o valor, a que ele é referente, o que tem incluso no valor pago e demais questões.
Se você se sentir lesionado, não se esqueça de conversar com a companhia, para tentar resolver pacificamente o problema.
Neste ponto, também é importante lembrar que os valores promocionais das companhias aéreas são bastante específicos e podem envolver regras específicas.
Por exemplo, passagens aéreas compradas pela internet, geralmente, não podem ser trocadas, compensadas em casos de desistência ou mesmo trocar, fazendo um up para a viagem.
Vale ressaltar ainda que um dos problemas aéreos mais comuns está o cancelamento de voos.
Porém, por se tratar de um problema delicado e que pode gerar uma série de problemas extras, separamos um outro post completo sobre o tema.
Clique aqui para conferir.
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Grande abraço e até o próximo post!
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